Os Pequenos Começos! Maio22

Escrito por Ricardo Matioli Ligado . Publicado em Cartas de Oração

Olá Parceiros em Missões, 

“Não desprezem os começos humildes, pois o Senhor se alegra ao ver a obra começar”. Zacarias 4:10

Em um mês em que tivemos algumas celebrações e uma grande expectativa que se Deus permitir receberemos a visita dos filhos, noras e netos, seguimos compartilhando com vocês nosso pequeno começo aqui no sul da Espanha, sempre muitos gratos a Deus por cada um que tem nos abençoado, orado e que pela amizade tem cuidado de nós com tanto carinho. Obrigado por tudo e que Deus esteja abençoando e retribuindo com muitas bençãos.

Os Pequenos Começos!

smallBEGINNINGSNós todos admiramos coisas grandes. Grandes pessoas, grandes monumentos, grandes empresas, grandes igrejas e grandes ministérios. O grande nos fascina e como gostamos de dizer que “tudo que Deus faz é grande, porque Ele é grande”. Mesmo que esta seja uma verdade devemos compreender que muitas obras que o Senhor começou teve um pequeno começo e foram se desenvolvendo. Ouvi um dia um pastor africano dizer que o Deus da grande árvore é o mesmo da pequena semente. Sim, esta é uma verdade, pois Aquele que criou o embrião é o mesmo que nos fez crescer e tornarmos quem somos hoje. Os grandes rios têm um pequeno começo em suas nascentes e ao longo de seu curso vai se expandindo. Quando olho para minha família, começou pequena, eu e Tina, hoje já somos oito e ainda está crescendo. Nestes dias ao refletir sobre nosso tempo aqui na Espanha, por conta de vários fatores como a demora de nossos documentos, ainda estamos começando o projeto missionário e o início é sempre complicado, ainda mais em uma diferente cultura e língua, os desafios são ainda maiores. Obviamente que com isto existem momentos que desanimamos, que começamos nos comparar com outros e por vez ainda ao longo do caminho que temos que percorrer temos a sensação de que não iremos conseguir. Mas são nestes momentos que somos encorajados por Deus, o verso acima diz que não devemos desprezar os pequenos começos! Neste contexto, Deus está usando Zacarias para nos lembrar que aquele que despreza o dia dos pequenos começos, não tem ideia do que eles podem resultar. Zorobabel estava construindo o templo e o povo estava vendo apenas os alicerces, mas o Senhor via o edifício pronto, terminado e por isso dizia: “eles se alegrarão quando virem o que eu estou vendo”. Que encorajamento que temos nesta passagem, antes o Senhor diz ainda que eles não venceriam pela força, mas pelo Espírito e que não haveria obstáculos que poderia parar Zorobabel (Zac 4:6-7). Quando estamos desaminados, por falta de um carro, por falta de domínio da língua ou por nossas limitações, o Senhor não nos deixa neste estado, mesmo que seja um tempo difícil, uma fase dura, sabemos que Ele está nos forjando e nos preparando para que tenhamos os fundamentos necessários para realizar o que Ele nos confiou. Quantos de nós estamos desprezando o poder que há nos pequenos começos? Não há nenhuma edificação que possa ser edificada sem um bom alicerce. Peço ao Senhor fé suficiente para poder comtemplar o que o Senhor já está vendo e que eu e Tina possamos compreender nossa parte nesse processo e desenvolver aquilo que Ele nos propôs sem pular etapas. Não despreze o pouco que Deus está confiando em suas mãos neste momento. Não queira começar grande, não se deixa levar por nossa natureza de querer sempre coisas grandes. Devemos nos deixar ser guiado pelo Espírito e com perseverança seguir a ordem correta e no final nos alegraremos pela nova história que Deus está escrevendo através de um começo pequeno.

Família

Com a graça de Deus estamos todos bem, a Tina não tem se sentido bem nas últimas semanas e está em tratamento para o estomago. Louvamos a Deus porque com a graça de Deus depois de seis meses finalmente meus documentos de residência saíram e valeu a pena toda espera, pois por cinco anos não preciso me preocupar com isto. Com isto já conseguimos dar entrada no processo da Tina e se Deus assim permitir teremos uma resposta favorável. Esteja orando por esta questão, pois pode levar até três meses para ter um parecer. Como mencionamos acima neste mês receberemos a visita do Felipe, Moara e nossos netinhos lindos, Théo e Lucas, para conhecer nossa vida aqui em Almería. Se Deus assim permitir o Matheus e a Naomi também vem para estarem conosco e assim nossa alegria será grande, pois a última vez que nos reunimos todos juntos foi em janeiro de 2017 e ainda não tínhamos os netos e a Naomi. Estejam orando para que seja um tempo cheio de alegria, graça, paz e proteção do Senhor e para que possamos aproveitar cada dia com eles.

Ministério

Como vocês sabem ainda está no pequeno começo de ministério aqui em Almería. Estamos ainda conquistando nosso espaço, aprendendo a língua, cultura e estabelecendo parcerias com as igrejas locais. A complexidade do trabalho missionário entre refugiados aqui é muito maior que imaginávamos, primeiro porque na África ou no Brasil tínhamos sempre muitas igrejas envolvidas e companheiros de ministério de diIMG 4043ferentes organizações que nos ajudavam muito. Aqui temos, mais mesquit@s que igrejas, os evangélicos são a minoria, temos apenas mais uma missionária australiana que se dedica 100% ao trabalho com refugiados, os pastores lutam para manter suas igrejas pequenas e alcançar o espanhol que são extremamente resistentes ao Evangelho. As condições de moradia e o trabalho dificultam muito uma aproximação aos refugiados. A grande maioria estão ilegais e para sobreviver são muito explorados e trabalham muito de forma clandestina e com pouca remuneração. Como ainda não temos carro tesido muito difícil se movimentar de ônibus e não temos conseguido chegar aonde muitos estão, mas diante de todos estes desafios estamos felizes, pois somente o Senhor para fazer alguma coisa e nos resta descansar e depender Dele. Acabou o Ramad@ mas as orações e o contato com os refugiados muçulm@nos seguem e cremos que as orações estão sendo ouvidas. Temos tido o privilégio de ajudar uma refugiada da Ucrânia que só fala inglês aqui e mesmo com nossas limitações vamos seguindo em frente. Duas quartas feiras do mês estamos tendo estudos bíblicos aqui em nossa casa com um grupo de homens e a Tina também está podendo estudar a bíblia com algumas mulheres e esta também fazendo bastante aconselhamento, mentoreamento e estudo bíblico pela Internet com varias mulheres.

Pedidos de Oração:

  • Louve a Deus pela aprovação de meu visto de residência e ore pelo processo da Tina que está em análise.
  • Ore pela proteção e saúde de nossos filhos, noras e netos e pelo tempo que teremos juntos em maio.
  • Ore por nossas vidas, pela saúde da Tina, pela compra do carro que é indispensável para o projeto.
  • Ore pelo cuidado pastoral de missionário que segue com muitos atendimentos em diferentes países.
  • Ore pelo material e preparação de treinamento em espanhol para as igrejas locais na área de evangelismo de refugiados muçulmanos e as igrejas parceiras.
  • Ore pela Tina, pelos aconselhamentos, mentoreamentos e estudos bíblicos que está ministrando.
  • Ore pela nossa igreja parceira e nossa equipe de ministério aqui em Almería. Ore em especial pelo trabalho entre os refugiados e imigrantes. Pelas classes de espanhol para refugiados que tem sido uma grande benção e o trabalho de resgate de mulheres imigrantes do tráfico humano.
Que o Senhor esteja abençoando muito suas vidas e continuem nos acompanhando nas redes sociais. Oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões..
Em Cristo Jesus nossa única esperança.

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Naomi, Felipe, Moara, Théo & Lucas Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!

Para Abençoar nosso Ministério:

logo pix icone 512
   PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

índiceBanco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  -  Conta corrente: 112034-4

banco do brasilBanco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 - Conta corrente: 8355-0


rotapécartadeoracao2021