As Portas! Mar22

Escrito por Ricardo Matioli Ligado . Publicado em Cartas de Oração

Olá Parceiros em Missões, 

“Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. 1 Cor 16:9

Mais um mês celebrando a graça e cuidado de Deus. Assim, queremos compartilhar neste informativo um pouco de como o Senhor tem nos abençoado através de suas vidas, de seu apoio, cuidado e suas orações que fazem toda diferença. Somos gratos por estarem semeando no Reino através de nossas vidas, ministério e oramos para que nunca falte sementes para continuar semeando no Reino de Deus e nas vidas de muitas pessoas.

As Portas!

IMG 2652Desde que chegamos no Quênia (2002) sempre gostei de observar portas. Em Mombasa descobri que as portas de Omã dos séculos XVI e XVII que me chamavam a atenção pelo trabalho artístico, pois estas portas de madeira são talhadas com florais, folhas de palmeira e algumas com versos do alcorão para proteger a entrada da casa ou algum local de maus espíritos. Depois fui colecionando muitas fotos de portas em nossa caminhada na África e logo que chegamos aqui em Almería me impressionei, pois a cidade tem muitas portas neste estilo e em especial porque a cidade tem sete portas de entrada construídas nos anos 900 pelos muçulmanos. A principal é a porta de Almería que fica na entrada do porto e a porta da Justiça que fica na entrada de Alcazaba (um forte) e quando passamos por elas vamos conhecendo a história da cidade. No entanto, uma das razões que o Senhor nos trouxe aqui é pelo fato da cidade de Almería ser conhecida como uma das principais portas de entrada de refugiados para Europa. Na bíblia a palavra porta é citada cerca de 368 vezes, mas a principal menção esta em João 10:9 Jesus é a porta para a salvação: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” ou o fato de a porta ser estreita e ser poucos que passam por ela (Mt 7:13). Também a bíblia se refere algumas vezes a porta como uma grande oportunidade como em 1Coríntios 16:9. Gosto do fato de Paulo dizer que a porta que Deus abriu para ele em Éfeso era grande e oportuna. No entanto, para uma porta aberta havia muitos adversários. Por que Deus não abre uma porta e não elimina todos os adversários? Sabemos que a porta que Ele abre ninguém pode fechar e nem mesmo pode abrir a que Ele fecha (Is 22:22), existe um ensinamento maravilhoso neste fato. Penso que primeiro é porque Ele conta com a nossa cooperação, sim creio Ele deixou uma parte para que pudéssemos fazer em parceria com Ele, pois somos seus embaixadores aqui na terra. Ainda precisamos ser conscientes que devemos conquistar as portas que Ele abriu, pois como Pai Celestial não dará nada que nós não possamos fazer, até mesmo enfrentar os adversários. Creio que esta é a maior diferença entre o Evangelho de outros “evangelhos”, sim uma porta aberta é um convite para entrar, mas vivemos tempos que esperamos a porta se abrir, estar tudo arrumado quando passarmos, bonito e pronto para entrar e desfrutar sem nenhum esforço. Os adversários são muitos, porque precisamos depender de Deus e não de nossa sabedoria, poder e influência. As portas se abrem e se fecham e muitos nem mesmo se arriscam nem se quer a entrar. Que tenhamos não apenas a coragem de entrar pelas portas que o Senhor abriu, mas também tenhamos fé, dependência e o favor Dele de conquistar o que Ele preparou.

Ministério

Estamos ainda esperando a análise do recurso da aprovação de nossa residência e não sabemos quanto tempo ainda pode levar. Já faz mais de 60 dias que aplicamos, mas nosso coração está tranquilo, pois sabemos que Deus tem o controle de tudo, estamos orando, esperando e o mais importante se movendo, começando tudo como se estivesse aprovado. Claro que ainda temos limitações, mas estamos muito felizes porque as oportunidades e as portas são muitas para alcançar os refugiados muçulmanos e queremos conquistá-las.

Nosso objetivo é caminhar com a igreja local e isto está sendo uma grande benção. Os desafios da igreja evangélica espanhola são maiores que podíamos imaginar, além de minoria (1.98% de evangélicos) onde estamos tem poucas igrejas evangélicas e quase todas não possuem templos próprios e são formadas por números pequenos de membros, o que obriga a maioria dos pastores espanhóis se dedicarem tempo parcial a igreja e ter uma atividade secular para poder completar a renda e a manutenção de sua família. Este perfil dos pastores torna seus ministérios muito difícil, pois falta tempo para atender seus membros e poder criar projetos ou programas que possam ajudar a comunidade onde estão inseridos, mas existem alguns pastores tempo integral. Assim estamos ajudando em algumas áreas e com isto vamos compartilhando a necessidade de alcançar os mais de 100 mil muçulmanos em nossa região.

Conforme vamos conhecendo mais as igrejas, os pastores e a comunidade islâmica, vamos entendendo melhor o contexto e como podemos colaborar com a obra do Senhor. Quando pensamos no crescimento dos muçulmanos por conta da crise dos refugiados não podemos negar que a questão da imigração, Deus está usando para trazer um crescimento da igreja evangélica no país e consequentemente o testemunho deles está alcançando muitos espanhóis e refugiados. Outro fator importante é que aqui onde estamos já conhecemos duas igrejas evangélicas africanas com pastores da Nigéria e Gana. Suas igrejas estão no centro da comunidade africana onde são mais de 10 mil e a grande maioria é islâmica. Cremos que este é um ponto muito importante onde cremos que estes irmãos e irmãs tem um papel importante nesta obra de alcançar os não alcançados. Estamos orando para ver como podemos ajudá-los no treinamento e preparo destas igrejas.

prostitución a weTambém temos acesso a um bom material de bíblias e material em árabe, francês e outras línguas dos muitos imigrantes e refugiados que estão aqui ao nosso redor, algo que era muito difícil conseguir em outros países que trabalhamos. Temos muitas oportunidades de apoiar as igrejas e estar na linha dfrente porque estamos em um lugar muito estratégico. Embora os desafios sejam enormes Deus está se movendo e algo muito maravilhoso Ele já está fazendo e não temos ideia o que estar por vir sobre estes povos aqui. Outra grande oportunidade é um ministério de regaste de mulheres do tráfico humano e prostituição que são muitas, podemos ver de perto a exploração sexual de meninas de 12 a 20 anos, e é impressionante que são muitas. Foram cerca de 1.300 mulheres resgatadas pela polícia no último ano e é fruto da vulnerabilidade destas refugiadas. Andar por estas ruas, conhecer os refugiados, ver a vida e o sofrimento que todos passam nos faz sentir nossa limitação, mas temos feito caminhada de oração e somente o Senhor pode trazer uma nova vida para todas estas pessoas e por fim, o Senhor tem enchido nosso coração de amor e compaixão pelo refugiado e imigrante onde estamos.

Pedidos de Oração:

  • Ore pelas vidas de nossos filhos, noras e netos.
  • Ore para que o recurso de nosso pedido de residência seja analisado e tenhamos o favor de Deus e a liberdade para seguir aqui com o ministério entre refugiados.
  • Ore pela igreja evangélica espanhola e por seus desafios de ser uma minoria que sofre pela discriminação e injustiça. Mas, também louve a Deus que diante de tudo segue crescendo e transformando muitas vidas.
  • Ore pelo nosso ministério de cuidado pastoral de missionários que segue em seis países diferentes.
  • Ore pelos irmãos e irmãs em Cristo que são refugiados e imigrantes. Eles têm sido usados por Deus e formam uma frente missionária de anônimos que podem fazer muita diferença para alcançar os não alcançados.
  • Ore por nossas vidas, saúde e pelo nosso sustento financeiro.
  • Ore pelos conflitos que estão acontecendo em várias partes do mundo e que estão trazendo uma crise mundial e o aumento de milhares de refugiados a cada dia.
  • Continue orando por nossa equipe aqui em Almería e pelas igrejas parceiras de ministério.

Seguimos juntos e orando para que o Senhor continue abençoando muito suas vidas e igrejas. Que Deus também os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

Em Cristo Jesus nossa única esperança.

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Naomi, Felipe, Moara, Théo & Lucas Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!

Para Abençoar nosso Ministério:

logo pix icone 512
   PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

índiceBanco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  -  Conta corrente: 112034-4

banco do brasilBanco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 - Conta corrente: 8355-0


rotapécartadeoracao2021