Não Podemos VER! Jan22

Escrito por Ricardo Matioli Ligado . Publicado em Cartas de Oração

Olá Parceiros em Missões, 
“Senhor, dá-me dessa água” Jo 4:15

Começamos mais um ano compartilhando um pouco de nossas vidas e ministério. Escrevemos este informativo com algumas incertezas que queremos compartilhar, mas crendo que o Senhor está indo a nossa frente nos guiando e que tem toda provisão que necessitamos para este novo ano. Ter vocês caminhando conosco tem sido um grande diferencial e não nos cansamos de agradecer e louvar a Deus por cada um que tem orado, contribuído, demonstrado carinho e nos encorajado a seguir em frente. Deus os abençoe muito.

Não Podemos VER!

WhatsApp Image 2022 01 09 at 18.35.31Chegando na região de Almería o que mais nos causou espanto e curiosidade foram os “Invernadeiros”. Uma forma de exploração agrícola de alto rendimento onde se utiliza estufas de plásticos para o cultivo de verduras e legumes. Esta região é responsável pelo abastecimento de verduras para 30% da Europa. Nos chamou a atenção porque estas estufas tiram muito da beleza da região, pois são cerca de 32 mil hectares de estufas que mais parece um mar de plástico. Este sistema de agricultura emprega muita mão de obra e atrai muitos refugiados e imigrantes para esta região e junto encontramos também o trabalho escravo, tráfico humano e muita prostituição. Este cenário todo está em uma região desértica onde chove apenas 25 dias por ano. Uma das perguntas que sempre vinha em mente era: Se é tudo muito árido e quase não chove de onde eles tiram tanta água para manter estas estufas. A resposta é simples, existe um grande lençol de água subterrâneo de mais 10.300km². Sim existe esta grande fonte de água subterrânea que nossos olhos não podem ver e que abastece não apenas as estufas como também milhares de pessoas em toda nossa região. Isto ilustra muito bem nossa caminhada com Cristo, podemos estar em momentos difíceis, áridos, secos, não podemos ver os recursos que Deus está colocando a nossa disposição para nos sustentar neste tempo, mas Eles estão todos no Senhor. Assim como o lençol subterrâneo não pode mudar a característica do solo e mesmo que a região continue sendo desértica, existe uma fonte que não podemos ver que é capaz de fazer o deserto se transformar em um lugar muito produtivo. Diante situações difíceis e problemas que não temos controle e nem podemos mudar, existe uma fonte no Senhor capaz de mudar as circunstâncias. Mesmo que não possamos ver, Deus nos disponibiliza estes recursos, eles estão a nossa disposição, mas teremos que fazer nossa parte, cavar o poço, preparar a estufa, semear, cuidar e esperar para que os frutos venham. Com certeza tanto nós como vocês estão entrando neste novo ano sem poder ver os recursos que Deus tem para nossas vidas, mas nossa certeza é que tudo que precisamos está no Senhor ainda que não possamos ver, teremos um ano todo para fazer nossa parte e desfrutar desses recursos, pois o mais difícil Ele já fez quer que sejamos participantes de Sua obra. Talvez você esteja no deserto, talvez esteja orando para que venha chuva ou talvez esteja esperando que Deus mude as características do solo e não esteja conseguindo perceber que o Senhor é fonte e Ele pode lhe dar toda capacidade de tirar os recursos necessários Nele para seguir em frente, mesmo que o solo continue árido. Só precisamos pedir “Senhor, dá-me dessa água, dessa fonte”.

Família:

Finalizamos e começamos o ano bem por causa da graça e misericórdia do Senhor. O final do ano foi muito especial, pois tivemos a grande benção de IMG 2675terminar o ano com um tempo muito abençoado com o Matheus e a Naomi! Fazia cinco anos que Matheus não vinha ficar conosco em nossa casa e que não passávamos o Natal juntos. Também foi a primeira vez que nossa nora veio nos visitar e foram duas semanas que passou tão rápido, mas que aproveitamos cada momento. Estar com nossos filhos noras e netos é sempre uma grande alegria e como Deus foi bom pois durante o ano passado conseguimos estar com todos eles. Mas a saudade não tem tempo e nem época, saímos de perto de nossos filhos, noras, netos e o coração já fica apertado e a saudade bate, pois nosso desejo era estarmos sempre juntos. No entanto, temos muito mais a agradecer a Deus e louvar pela nossa família do que reclamar. O Felipe, Moara, Theo e Lucas também estão bem e cheios da graça de Deus. Aqui na Espanha seguimos orando por eles e pedimos que vocês continuem orando por nossos filhos, noras e netos para que Deus os proteja e guarde suas vidas. Ore também por nossa saúde, proteção e sustento.

Ministério:

Ministry enero 22O final e o começo do ano foram bem movimentados aqui nas águas do Mediterrâneo em Almería. Nos últimos dias mais de 600 refugiados foram resgatados no mar e trazidos para o porto aqui pertinho de nós, e se tem notícia de 30 mortos no mar que não conseguiram cruzar da África para Espanha. Também chegou outros 400 em outro porto aqui do sul. Neste período de inverno a travessia diminui por conta do clima, mas nesta época de festas surge uma janela, pois diminuiu a patrulha marítima e cria uma janela de oportunidade para muitos africanos arriscarem suas vidas para conseguir chegar a Europa. Temos pedido para que Deus nos use para ser luz para estes refugiados que aqui chegam. Os desafios são tantos, primeiro porque enfrentamos muitas dificuldades para ter acesso e planejar uma ajuda mais efetiva em virtude da pandemia e do processo de triagem. Assim como em todo mundo a situação da pandemia ainda está bem difícil, em nossa igreja parceira, muitos membros estão com Covid e a frequência no culto e em outras atividades diminuiu muito. Mas não podemos parar e os trabalhos seguem de forma presencial e virtual, temos que ter muita sabedoria do Senhor para administrar esta situação. Também temos podido ajudar a igreja e isto está sendo uma benção para nós, pois além de servir os irmãos e irmãs locais, nos ajuda no aprendizado da língua. O cuidado de missionários como é online segue normalmente com diferentes missionários em diferentes países. Tempo difíceis para alguns quando a área emocional em tempos de crise e da alta de dólar traz muito estresse e insegurança, nos ajude em oração por este ministério.

Estamos em uma situação que é o nosso maior desafio no momento. Queremos pedir suas orações, pois desde que chegamos demos entrada em meu pedido de residência e tem sido um grande desafio, no mês passado foi rejeitado, porque não aceitaram alguns documentos de nosso trabalho como voluntários junto de nossa organização. Como estamos em um lugar onde é uma porta de entrada para refugiados e imigrantes a imigração é bem rígida e este tipo de documento é valido apenas para visto religioso e não no meu caso. Dia 29 demos entrada com um recurso pedindo a revisão e justificando algumas questões e temos que esperar meu pedido ser aceito, para então começar o processo da Tina que depende do meu ser aprovado. Por favor, estejam orando para que se Deus assim permitir possamos ter o recurso favorável e finalizar esta etapa burocrática para seguir o desenvolvimento do ministério entre os refugiados e apoio as igrejas evangélicas. Enquanto esperamos, ficamos bem limitados e só podemos mesmo estar orando, mesmo tendo plena certeza de que Deus tem o controle de tudo e seguir crendo no processo de Deus não é uma tarefa fácil, mas queremos estar no centro da vontade do Senhor e isto nos traz paz e descanso, pois sabemos que Sua vontade vai sempre prevalecer. Diante de tudo isso suas orações por nossas vidas e por esta situação são essenciais, pois elas são muito importantes neste momento e ficaremos muito gratos por elas.

Diante de tantos desafios para este ano queremos seguir orando para que o Senhor esteja abençoando muito sua vida, sua família, sua igreja, seu trabalho e seu negócio. Seguimos juntos nesta caminhada e continue nos acompanhando nas redes sociais. Se não está recebendo nossas mensagens e pedidos de orações semanal pelo WhatsApp nos avise. Oramos também para que o Senhor os abençoe, proteja, fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

Em Cristo Jesus nossa única esperança.

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Naomi, Felipe, Moara, Théo & Lucas Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!

Para Abençoar nosso Ministério:

logo pix icone 512
   PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

índiceBanco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  -  Conta corrente: 112034-4

banco do brasilBanco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 - Conta corrente: 8355-0


rotapécartadeoracao2021