Derrubando Muros! Junho/21

Escrito por Ricardo Matioli Ligado . Publicado em Cartas de Oração

Derrubando Muros!
Olá Parceiros em Missões,
 
  “...derrubando o muro de separação, em seu próprio corpo desfez toda a inimizade" Ef 2:14

Em nosso informativo deste mês queremos compartilhar um pouco mais de nossas expectativas no Senhor com relação a nossa saída do Brasil, falar de nossos corações com algumas incertezas, mas também falar com o coração cheio de alegria e gratidão por poder contar com o apoio e cuidado de todos vocês. Deus tem nos abençoado com muitos parceiros que tem nos sustentado com suas orações, apoio financeiro e também com cuidado e carinho. Deus os abençoe muito e obrigado por caminharem conosco nesta Grande Comissão.

Derrubando Muros!

derrubando muros e construindo pontesUm dos principais papeis que desenvolvemos servindo ao Senhor seja na igreja ou em missões é derrubar muros e construir pontes. Especialmente neste tempo onde a desigualdade, divisão, ódio, intolerância, amargura, falta de compaixão está se acentuando e criando tantos muros. Todos nós que já experimentamos o amor de Jesus precisamos ser usados para derrubar muros e construir pontes. A pandemia em si já criou muitos muros que nos separam das pessoas e até mesmo de familiares mais próximos, mas se os muros nos separam, precisamos construir pontes que nos aproximam. Quando nos sentimos ameaçados por alguma coisa, a melhor solução é construir um muro, mas se temos o desejo de glorificar a Deus em nossas vidas, construir pontes é a única opção. Derrubar muros não tem haver em se tornar como o outro, ou perder nossa identidade e nossos valores, não, derrubar muros no ponto de vista bíblico nos torna seres humanos melhores, mais parecidos com Cristo. Quando derrubamos muros, criamos pontes de amor da mesma forma que Jesus nos amou, independente da nossa condição anterior. Vivemos uma cultura moderna, marcada pelo individualismo, que nos influencia e nos incentiva a construir muros e a destruir pontes para que nos mantenhamos o mais distante possível uns dos outros. Esta é a maior tragédia que estamos vivendo em nossos dias e que não foi criada por nenhum vírus. Quantos relacionamentos estão sendo descuidados, machucados e até mesmo destruídos porque estamos pensando apenas em nossos próprios interesses e fortificando nossos muros sem se colocar no lugar do outro. Gastamos mais energia e recursos construindo muros que pontes. A metáfora do verso bíblico acima fala sobre o “muro de separação” que neste contexto era o muro de separação entre gentios e judeus. Este verso fala da boa notícia que a cruz de Cristo nos trouxe, pois sobre ela Jesus derrubou todos os muros de inimizade que nos separavam de Deus e do nosso próximo, restabelecendo nossa comunhão com Deus e com os homens entre si. Assim por meio de Cristo não temos mais barreiras e temos acesso ao Pai (Ef 2:14-18). Esta passagem tem falado muito comigo, porque as vezes sem perceber me vejo construindo muros que me afastam das pessoas, talvez alguns de nós sem perceber construíram muros pela falta de perdão ou por injustiças das quais foram vitimas, outros acabaram construindo muros de intolerância e da falta de solidariedade por acharem que suas convicções são as corretas. Estes muros precisam ser destruídos e precisamos construir pontes onde o perdão e o amor de Jesus nos faça nos aproximar do nosso próximo. Sim, que tenhamos a coragem de destruir os muros do individualismo e da indiferença para construir pontes que devolvam nossa humanidade, solidariedade, esperança e façam o Senhor conhecido onde estivermos. Qual tem sido sua principal missão nestes dias: construir muros e destruir pontes ou destruir muros e construir pontes?

Família

Tivemos um mês bem atípico como família, pois a Tina teve duas cirurgias nos olhos e tudo foi bem diferente IMG 9639neste mês que passou, mas pela graça e misericórdia do Senhor tudo transcorreu bem, apesar de mudar nossa rotina por conta da recuperação e dos cuidados que precisou. Agora ela segue se recuperando e esta bem graças a Deus. Também no mês passado a Tina tomou a primeira dose da vacina de Covid-19 e assim vamos seguindo com o coração gratos por todo cuidado do Senhor sobre nossas vidas. Também por conta de nossa filiação a uma nova agencia missionária nós fizemos vários exames de saúde, psicológicos e estamos bem por misericórdia do Senhor. Assim já temos a liberação medica para viajar quando as portas se abrirem. Estes checkups foram uma benção, pois através deles que o oftalmologista identificou o problema nos olhos da Tina. Nossos filhos, noras e netos estão todos bem graças a Deus. Eles estão em um tempo de muita mais liberdade e mais tranquilos com relação a pandemia do que nós e isto nos deixa mais tranquilos, apesar que se o Senhor não guardar a casa em vão vigia a sentinela. Continue orando pela plena recuperação da Tina, por mim, por nossos filhos, noras e netos. Ore para que Deus continue nos guardando, nos dando saúde e direção para nossos próximos passos para sair do Brasil.

Ministério

Com relação ao ministério os últimos dias foram dias intensos, embora com toda limitação por conta das cirurgias da Tina conseguimos manter as assistências e apoio aos refugiados. Alguns estão voltando ao ritmo de trabalho de antes da Pandemia e isto é uma grande benção, outros foram forçados a deixar a cidade por falta de oportunidades e resolveram ir para outro lugar. Enfim, assim é o ministério e1006117 6a84 44bf 9555 238ced061644entre refugiados, eles não tem raízes e estão sempre chegando e partindo. O mês de maio foi também marcado por muita oração e conversas para tomadas de algumas decisões. Louvamos a Deus porque o Senhor esta nos dirigindo dentro de Sua vontade e somos gratos a todos que tem nos apoiado nestes meses de transição. Em março comunicamos nossa saída da MIAF e os planos futuros de sair novamente para o campo missionário, em especial para trabalhar com refugiados e assim depois de sondar varias organizações missionárias, ter algumas opções de ministério entre refugiados em diferentes países. Sentimos o Senhor nos dirigindo primeiro para começar o processo de admissão com uma nova agencia missionária. É uma agencia missionária pequena e que nos identificamos muito, por ser uma agencia missionária latina, que tem servido entre povos muçulm@nos por muitos anos. Esperamos que se Deus assim permitir neste mês de junho firmaremos esta parceria com eles e assim poderemos comunicar não só a agencia, mas também a região que estaremos indo servir entre refugiados africanos. Por favor, estejam orando para que Deus nos abençoe em todas estas decisões e acima de tudo Ele seja glorificado. Nosso maior desejo é sermos usados por Deus para fazer diferença na vida de muitos refugiados e possamos seguir este trabalho árduo de destruir muros e construir pontes.

Estes dias também estão sendo marcados por muito aconselhamento, cuidado de missionários, pastores e irmãos e irmãs que tanto queremos bem. Cremos que todos temos passado por momentos muito difíceis, muita dor, muitas perdas e muitos estão se sentido sozinhos e sem direção. Nos sentimos muito honrados por termos muitos deles nos  procurando nestes dias, em meio a tanta dor e incertezas nos sentimos tão limitados e realmente temos pedido muito a Deus graça e sabedoria. Temos muitos missionários que estão com tudo preparado para sair ao campo e não conseguem por conta da pandemia, outros que estão longe do Brasil e estão se sentindo sozinhos e abandonados pelos amigos, igreja e missão. Cuidar de quem cuida e que já ajudou tantos, mostra nossa fragilidade, limitação e humanidade. Ore por este ministério de cuidado de missionário e pessoas, para que Deus nos use, guarde nosso coração e possamos juntos com o Senhor fazer diferença nestas vidas que nos procuram. Ore para que o Senhor nos dê estratégia para ajudar estes missionários que estão longe e não podemos estar presente. Ore por todos que estão sofrendo perdas, dores, saudades e incertezas.

Que o Senhor esteja abençoando muito sua vida neste novo mês e juntos seguimos orando para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

Juntos na Grande Comissão,

 

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Naomi, Felipe, Moara, Théo & Lucas Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva.

Para Abençoar nosso Ministério:

logo pix icone 512
   PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

índiceBanco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  -  Conta corrente: 112034-4

banco do brasilBanco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 - Conta corrente: 8355-0


rotapécartadeoracao2021