O Caminho! Maio/21

Escrito por Ricardo Matioli Ligado . Publicado em Cartas de Oração

O Caminho!
Olá Parceiros em Missões,
 
 “...caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres..." Atos 9:2

Este mês é especial porque completamos 35 anos de casados e ao escrevermos nosso informativo queremos compartilhar como é maravilhoso seguir o Caminho que o Senhor tem proposto para nossas vidas e fazer parte de uma missão de Deus entre refugiados. Também somos gratos aos nossos parceiros que tem sido usados por Deus para nos abençoar com suas ofertas, amizade e suas preciosas orações. Que o Senhor retribuía com muitas bênçãos tudo que vocês têm investido no Reino de Deus através de nossas vidas.

O Caminho!

O CaminhoOs primeiros discípulos foram chamados de seguidores do Caminho, gosto muito deste testemunho de como eles eram conhecidos, porque o Cristianismo sempre deveria ser conhecido como um movimento e não uma religião. Não como mais um caminho, mas como o Caminho, uma jornada que não é estática, esta em movimento constante nos mudando a cada dia e também tocando quem encontramos no caminho. Também me identifico muito com esta expressão porque nosso maior convívio é com pessoas em movimento seja por causa do refugio ou da imigração, mas o ponto forte é como parte do povo do Caminho minha vida deve ser marcada por um estilo de vida diferente e que anuncia uma nova vida. Não é fácil seguir este Caminho, pois nele estamos indo na contramão da cultura e sociedade, mas por Jesus ser o único Caminho esta escolha gera raízes para nos mantermos firmes nas adversidades ao longo do caminho. Na África aprendi uma grande lição tentando discernir se eu estava percorrendo o meu caminho ou do Senhor, porque eu e Tina passávamos pela primeira situação de perseguição com risco de vida, foi um tempo terrível de termos que sair fugidos de casa e ficar por vários meses longe de nossa campo missionário. No nosso coração havia temor, duvidas se este era mesmo o Caminho que deveríamos estar seguindo e foi quando nossa fé foi provada que aprendemos que estar no Caminho do Senhor tem um preço, exige renuncias, fazer escolhas diárias e também por mais excelente que seja este Caminho seria estreito (Mateus 7.14). Mas é seguindo Jesus como único Caminho, somos levados  a ser guiados pela Palavra, Seus ensinos e com isto nossas ações fazem o Senhor ser conhecido como povo do Caminho e traz esperança para aqueles que estão perdidos em seus próprios caminhos. Quando entendemos que Jesus é o Caminho, a verdade e a vida, descobrimos que não existe um atalho e não adianta ter um plano B ou C, pois Ele é o Caminho. Nestes dias como parte do povo do Caminho precisamos dar nosso melhor, usar todo nosso potencial e nossos recursos dados por Deus, para também socorrer e preparar o caminho para que outros se juntem a nós. Não sei qual o caminho que você esta seguindo agora, mas posso te garantir que não existe outro Caminho. Se anda procurando uma saída, não sabe para onde ir e o que fazer, não existe outro Caminho. Jesus é o único caminho que leva o homem a Deus. Jesus é a única porta do céu. Jesus é o único Salvador do mundo.  

Família

35 anos casadosCom a graça de Deus estamos todos bem. Dia 03/05 comemoramos 35 anos de casados e que alegria poder celebrar esta data. Que benção poder testemunhar que neste tempo nada nos faltou e o Senhor supriu todas nossas necessidades. Não temos um casamento perfeito, mas Tina e eu crescemos muito nestes anos, o amor e cuidado de um pelo outro fez a diferença e assim podemos celebrar “Bodas de Coral”, cremos que elas simbolizam nosso compromisso com Cristo, o amadurecimento e o fortalecimento de nossas vidas como casal. Deus criou os corais marinhos para levarem anos para se constituírem totalmente, e da mesma forma Deus ainda esta escrevendo nossa história e nos fortalecendo para realizar com Ele muitas coisas lindas através de nossas vidas como casal. Também refletir que 27 destes anos foram servindo ao Senhor juntos como casal e família é muito especial, pois cremos que está foi a melhor e mais importante escolha que fizemos juntos. Como somos gratos a Deus todos estes anos juntos e somos gratos a Deus pelos filhos, noras e netos que temos. Deus tem sido muito bom e pedimos que continuem orando para seguirmos juntos sendo parte do povo do Caminho.

Um pedido especial de oração é pela vida da Tina, em uma consulta de rotina no mês passado com nosso oftalmologista descobrimos que a Tina está com catarata nos dois olhos e vai precisar de fazer uma cirurgia de urgência porque elas estão aumentando muito a pressão dos seus olhos. Estamos vendo quando poderemos fazer esta cirurgia e também tentando levantar os recursos que precisamos para pagar algumas despesas como as lentes para a cirurgia de catarata que substituem o cristalino, que ficou opaco. Estejam orando junto conosco por esta situação e caso queiram nos apoiar nesta cirurgia por favor nos escrevam. 

Ministério

Seguimos preparando nossa saída para o campo missionário no segundo semestre desde ano, ainda não temos tudo definido e nossos dias tem sido de muitas conversas, oração e planejamento. No mês de abril conversamos com algumas agencias missionárias e temos muitas opções, pois a seara é grande e trabalhadores são poucos. Cremos que neste mês de maio se Deus assim permitir já teremos muitas coisas definidas para informar nossos parceiros e intercessores. Estes processos são bem complexos porque agora envolve primeiro uma saída do Brasil e temos muitas coisas para definir. Claro que dessa vez não temos os filhos e isto facilita muito, mas ainda assim temos que nos desafazer, entrar no processo de filiação a uma nova organização missionária é um processo que demanda muitas reuniões, definir onde o Senhor nos quer, não queremos seguir nosso caminho e sim o que o Senhor tem para nossas vidas e por isto não queremos atropelar ou forçar o processo. No tempo de Deus com sua direção e graça vamos definir dentro de Seu querer.

MAIO21Enquanto não saímos e temos todas estas situações, também não deixamos nosso trabalho entre os refugiados e com certeza esta situação também demanda bastante tempo nosso, pois acolher e cuidar de refugiados e imigrantes não é simples. Existem muitas demandas que talvez você nem imagina, especialmente porque os africanos deixaram para trás em seus países sua família e diante da situação da pandemia muitos deles aqui no Brasil enviam seus recursos para socorrer sua família, muitos relatam que com a cesta de alimentos, material de limpeza e higiene que deixamos para eles e uma benção porque assim eles podem enviar mais recursos para seus país. Outros não tem recursos e sofrem por não conseguir ajudar seus queridos. Muitas igrejas e pessoas não socorrem os refugiados porque não conseguem entender toda dinâmica de como vivem. Por isto estamos treinando e ajudando a igreja a seguir este ministério. Se a demanda com refugiados aumentaram, o cuidado de missionário que estamos fazendo com vários missionários também aumentou muito nas últimas semanas. Imagina todos os problemas emocionais que estamos enfrentando nestes dias dentro de nossa própria cultura agora quem esta sob pressão e em outro país estas questões tem se acentuado muito. As vezes nos sentimos muito limitados, pois nosso lado  pastoral gostaria tanto de poder ajudar mais, traze-los para perto e ajuda-los em suas lutas. Mas em tudo vemos Deus nos dando muita graça e somos tão gratos pela confiança e por estarem procurando ajuda.

Por favor, estejam orando para que tenhamos sabedoria neste processo de definição do futuro com uma outra agencia missionária e o lugar onde Deus quer nos usar. Ore pelos refugiados que estamos abençoando e acompanhando. Ore pelo nosso ministério de cuidado de missionário e também pelos missionários que estamos aconselhando, ore para que Deus os abençoe e os ajude neste tempo de lutas e provações.

Que o Senhor continue sendo seu único Caminho e oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

 

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Naomi, Felipe, Moara, Théo & Lucas Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva.

Para Abençoar nosso Ministério:

logo pix icone 512
   PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

índiceBanco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  -  Conta corrente: 112034-4

banco do brasilBanco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 - Conta corrente: 8355-0


rotapécartadeoracao2021