Recomeçar! Março/21

Escrito por Ricardo Matioli Ligado . Publicado em Cartas de Oração

Recomeçar!
Olá Parceiros em Missões,
 .
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” Lc 9:23

Temos muitas coisas em nossos corações para compartilhar, agradecer e louvar a Deus. Uma delas é pela forma que o Senhor tem usado suas vidas e sua igreja para nos abençoar em nossa caminhada missionária. Como não ser grato por suas orações, as palavras de encorajamento que temos recebido e por todo apoio. Fazem 21 anos que servimos como missionários e a grande maioria de nossos parceiros estão caminhando conosco desde que começamos, outros foram se ajuntando depois e somos gratos por cada um de vocês. Que Deus os retribua com muitas bênçãos.

Recomeçar!

RecomeçarEm nosso último informativo compartilhamos sobre o não se acostumar com aquilo que não deveríamos e que Deus não aprova, nos leva a tomar algumas atitudes para sair de nossa zona de conforto e recomeçar. Estes últimos dias Tina e eu estamos experimentando que este conceito de recomeçar vai muito além de começar de novo, pois o recomeçar carrega junto um passado, uma história, para alguns uma dor envolvida, outros algo que se encerrou ou que se perdeu no caminho e deixou sua marca. Mas quando nós escolhemos o caminho da oração e de ouvir o Senhor para seguir o que o Senhor nos propôs o recomeçar traz implicações de sair do nosso comodismo, de deixar mais uma vez tudo para trás. No recomeço levamos conosco as experiências vividas e ensinamentos que o Senhor nos deu, que nos moldaram e nos transformaram em quem somos hoje. Assim, carregamos esta bagagem do passado, algo que quem esta começando gostaria de ter, mas o que precisamos entender também que existem algumas coisas em comum entre quem esta começando e recomeçando. São os sentimentos de novas perspectivas, de esperança de que neste caminho Ele continuará colocando novas pessoas queridas que se juntarão em nossa caminhada, vem junto também o sentimento de medo e a incerteza com relação ao futuro. Não podemos suprimir todos estes sentimentos, pois eles são usados por Deus para nos mostrar que quem quiser segui-Lo deve negar a si mesmo (Lucas 9:23). Quando pensamos em retomar ou resgatar algumas coisas preciosas que ficaram para traz e nos realinhar ao Senhor estamos diante de uma jornada que exige muita dependência de Deus, de reconquistar o novo espaço que nunca trilhamos antes. Assim, Tina e eu estamos recomeçando nossa jornada e se o Senhor permitir retornaremos ainda este ano para o campo missionário para seguir nosso ministério entre refugiados. Neste tempo de pandemia muitos estão sendo obrigados a recomeçar, outros estão sentido que é tempo de mudanças e de buscar algo novo de Deus. O livro de Apocalipse 21.05 diz: “Eis que faço novas todas as coisas”. Queridos companheiros em missões, sempre é tempo de recomeçar, não deixe de refletir sobre os planos de Deus para sua vida, ore, busque a Deus, pense e repense, não se acomode, nem deixe para depois, pois o tempo para recomeçar é agora.

Ministério/Transição

Como temos informado estamos começando um grande desafio de voltar para o campo missionário no segundo semestre deste ano. No entanto, para que isto aconteça estamos começando a viver um tempo de mudança. Neste período teremos vários desafios, levantar mais parceiros que possam estar junto conosco em oração e nos apoiando financeiramente. Estamos vendo as possibilidades que temos de ministério entre refugiados fora do Brasil, pois este foi sempre nosso alvo de ministério desde que chegamos em África do Sul em 2002 e nos envolvemos com os refugiados de Angola e depois no Quênia com um povo não alcançado refugiado por mais de 12 anos. Além de muitas definições que ainda temos pela frente não iremos parar o nosso trabalho entre os refugiados e imigrantes que estamos envolvidos no momento, pois faremos um período de transição para que o trabalho continue mesmo com nossa saída. Também seguimos com o cuidado de missionários de diferentes organizações e de diferentes países, algo que sempre fizemos e tem sido algo maravilhoso, pois nos últimos meses a procura cresceu muito devido a crise que todos nós vivemos. Por favor, continue com suas orações por todas estas questões , e também contamos com seu apoio e cuidado por nossas vidas e ministério.

Também neste tempo de transição gostaríamos de informar que estamos encerrando nosso ciclo junto com a MIAF – Missão para o Interior da África depois de 21 anos, nossa saída esta programada para o final deste mês de março. Nossa saída não tem nada contra a organização, é mesmo uma decisão pessoal nossa que precisávamos tomar por sentir uma nova direção de Deus em nossas vidas. Somos muito gratos a Deus por todos estes anos com a MIAF e pela confiança e todo investimento que fizeram em nossas vidas. Estaremos entrando em um processo de procurar uma nova organização missionária e iremos recomeçar novamente. Se Deus assim permitir queremos estar indo para um lugar onde possamos usar melhor nossa experiência, onde tenha um bom número de refugiados muçulm@nos e que tenha uma demanda maior para alcança-los do que onde estamos agora. Já estamos orando e nos sentindo muito acomodados onde estamos, pois os grupos de refugiados que temos como alvo estão perto de igrejas, irmãos e irmãs que já estão se envolvendo neste tipo de ministério. Deus tem nos direcionado para estar em um lugar onde a necessidade de missionários seja maior e onde possamos melhor servir entre refugiados com nossa experiência de 21 anos de ministério. Estamos chegando na melhor idade e seria um tempo ideal para começar a diminuir o ritmo e ficar mais no cuidado de missionários e com este grupo pequeno onde estamos. No entanto, nos sentimos como Calebe e estamos prontos para conquistar este ultima linha de frente entre estes muçulm@nos refugiados que tanto precisam de Deus. Claro que por tudo que escrevemos acima você pode imaginar e ter a certeza que nossos sentimentos são de medo e incerteza de quem está iniciando sua carreira missionária, mas conscientes de Quem nos chamou nunca nos desamparou e cuidou de todos estes sentimentos. Por tudo isto, precisamos muito mais agora de suas orações e apoio.

Com nossa saída da MIAF no final de março é importante que se você sentir de Deus em continuar nos apoiando nosso projeto missionário, as ofertas missionárias que vocês tem nos enviado mensalmente para nossa família seja feita através de nossa conta bancária. Abaixo estão as informações bancarias necessárias para que você continue nos enviando sua oferta missionária:

índiceBanco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  -  Conta corrente: 112034-4 - PIX: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

banco do brasilBanco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 - Conta corrente: 8355-0

Com relação ao ministério, mesmo diante muitas reuniões e conversas, este mês de fevereiro foi bem puxado, pois os pedidos de ajuda entre os refugiados continuam aumentando. Existe muita movimentação entre este grupo, são muitos chegando em nossa região e saindo. Na verdade a March2021grande maioria não fica por muito tempo no mesmo lugar e estão de passagem, alguns esperam apenas para processar alguns documentos e depois seguem para outra cidade, quem consegue se estabelecer tenta começar uma nova vida aqui. Temos sido muito agraciados com nossos parceiros e estes dias tivemos duas experiências bem diferentes. Além da ajuda de alimentos e de material de limpeza, também recebemos doações de leite, frango e linguiça. Algo que eles não estão acostumados a receber e nem mesmo comprar, então foi muito legal ver a alegria deles com estas ações. Somos gratos a Deus por este privilégio de podermos ser ponte de amor, as vezes algumas pessoas pensam que só fazemos uma obra social. Não, este tempo que entregamos os alimentos vai além do social, é cuidado integral, ouvimos suas lutas, aconselhamos, oramos e as vezes voltamos com o coração partido por um refugiado que perdeu o emprego, ou por problemas de enfermidade. Aqui eles estão longe de sua família, seu país e de seus amigos, lidam com a discriminação e a condição de ser refugiado, estão sozinhos e somente Deus pode transformar suas vidas e trazer salvação. Alimento é apenas um pequeno gesto que demonstra o amor de Deus. Cremos que o Senhor está fazendo algo especial em suas vidas e apenas lançamos semente do Evangelho.  

Que o Senhor esteja abençoando muito sua vida,  continue nos acompanhando nas redes sociais. Oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

 

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Naomi, Felipe, Moara, Théo & Lucas Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva.

Para Abençoar nosso Ministério:

Bradesco SA: ag 560 - conta corrente: 112.034-4

PIX chave: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

rotapécartadeoracao2021