Carta de Oração: Abr17 – Enfrentando uma Tarefa Inacabada!

Escrito por Ricardo Matioli Ligado . Publicado em Cartas de Oração

 
Abril/2017 - Enfrentando uma Tarefa Inacabada!

Olá Parceiros em Missões,
 
Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós. Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação”. Sl 67:1-2
 
Queremos compartilhar os quase três meses de nossa viagem missionária, que começou com um encontro com nossos filhos no começo de janeiro e se estendeu até a África. Foi um tempo maravilhoso e cheio das bênçãos de Deus. Algo que nos marcou muito foi que tudo isto somente foi possível, porque pudemos com contar suas orações, carinho e apoio. Principalmente porque a maior parte de todas nossas viagens são feitas com as ofertas voluntarias que recebemos mensalmente e só podemos louvar a Deus e pedir que Ele os abençoe muito e retribua tudo que você e sua igreja tem feito por nós nos proporcionando um ministério muito abençoado.

Enfrentando uma Tarefa Inacabada!

Sempre se ouve muito que a Evangelização mundial é uma tarefa inacabada, mais só conhecendo tantos campos missionários que descobrimos que esta expressão é muito mais forte que podíamos imaginar e que enfrentar esta tarefa não é algo tão simples, romântico e sem riscos. Neste tempo que tivemos fora visitamos inúmeros lugares na Europa e África nosso sentimento é de que enfrentar esta tarefa tem ficado cada vez mais difícil e mais perigosa. Os desafios são enormes, poderíamos descrever aqui todas as razões que nos levam a fazer esta afirmação. No entanto, queremos dizer que apesar de todas as dificuldades que passamos e presenciamos, esta tarefa pertence a Deus, mesmo que tenha uma conotação humana e que fala da tarefa da igreja, ela é de Deus. Foi com estes olhos que percebemos que mesmo com todas dificuldades e com número muito pequeno de trabalhadores, o Senhor tem nos dado resultados surpreendentes e realizando uma obra tal que não podemos ficar de fora. Voltamos pedindo ao Senhor que Ele nos guarde de toda atitude de auto-suficiência e independência nesta tarefa missionária ainda inacabada. A missão é de Deus, e isto deveria nos trazer uma profunda atitude de humildade, de submissão, de oração, de dependência Nele e de engajamento nesta obra.

Ministério!

trip2017Nossa viagem foi uma benção, foram muitas horas de voos, outras tantas de ônibus, foram tantas camas diferentes que dormimos que até perdemos a conta, foram tantas línguas que ouvimos que até esquecemos o português, foram tantas comidas diferentes que saboreamos que até presentes indesejados acompanharam nossos pratos, passamos pela Itália, Uganda, Quênia e Inglaterra. Depois de menos de uma semana de nossa chegada, mais uma viagem agora de carro e mais 1.500km para estarmos juntos com mais 6 missionários na região de Santa Catarina. Todo o cansaço destas viagens e de lugares difíceis foram rapidamente superadas quando nos encontramos com cada um de nossos missionários, quando tivemos o privilegio de ministrar e conhecer projetos com refugiados na Europa. Foram tantos momentos marcantes com missionários que têm se dedicado tanto para cumprir seu chamado que isto tem gerado em nós um grande entusiasmo para continuar a servir o Senhor em missões.

Na Europa a falta de pessoas e de recursos são enormes, mas tudo isto não tem sido capaz de fazer que venhamos a não enfrentar esta tarefa não acabada. É chocante, triste e desafiador ver como a Itália hoje é a entrada de milhares de refugiados africanos que arriscam suas vidas para entrar na Europa. Ali é um grande campo missionário com muito poucos trabalhadores, somente em 2016, 181 mil africanos chegaram a Itália e muitos milhares se perderam no mar Mediterrâneo. Até mesmo os refugiados sírios estão vindo para o Norte da África para tentar chegar a Europa. Sabendo que somente na Itália existem aproximadamente 16 mil do povo “S”. Se a Europa já era em si um grande desafio missionário agora o trabalho com a diáspora e refugiados vindo do mundo todo ela tem se tornado mais urgente. Conhecemos um bom numero de refugiados na Europa vindos de povos não alcançados especialmente da África e constatamos muitas similaridades com o trabalho que realizamos com refugiados na África. Esperamos que você se junte em oração conosco por este trabalho entre a diáspora na Europa.

Na África procuramos ao máximo dedicar nosso tempo com nossos missionários e a trabalhar na área de cuidado pastoral. Mesmo passando no Quênia onde nossa rede de amizade e de contatos são enormes, preferimos procurar estar com nossos missionários, pois sabemos como isto era importante para eles e que foi nosso objetivo principal. Estar com eles sempre implica em ter a oportunidade de muitas vezes poder compartilhar a nossa fé e o quanto Jesus mudou nossas vidas. Isto nos trouxe mais proximidade e é maravilhoso ver como o Senhor tem usado nossos missionários e o quanto eles precisam de apoio. Na verdade, quando olhamos para o campo e vemos que o numero de trabalhadores são tão poucos, o senso de responsabilidade e cuidado em manter esta força tarefa no campo se torna maior ainda, ficamos até constrangidos e nos sentimos muito limitados em nosso ministério. Como compartilhamos acima esta cada vez mais difícil e desafiador de servir a Deus, que o cuidado do missionário deveria ser levado mais a serio não apenas por nós como agencia missionária, mas também pela igreja enviadora. Não deixe de orar e apoiar os missionários de sua rede de relacionamento, pois eles precisam muito de suas orações e apoio.

Na região de Santa Catarina estivemos participando de um culto muito abençoado na PIB de Florianópolis em comemoração aos 25 anos de Moçambique de nossa Missionária Maura e seu reenvio para o campo, que privilegio ter colegas assim em nossa jornada missionária. Também participamos de um culto de apresentação de uma MK (missionária Kid) que logo estará indo de volta para o campo missionário na África com seus pais e outras visitas. A cada viagem de cuidado de missionário somos recebidos com tanto carinho e cuidado que ficamos até constrangidos. Deus tem sido fiel e nos sustentado em tudo nesta área de nosso ministério que é cuidar de tantas vidas preciosas! Só podemos agradecer a todos por suas orações e a todos que tem nos apoiado.

Família!

Na família esta tudo tranquilo graças a Deus. Tivemos um tempo muito bom com nossos filhos e louvamos a Deus não apenas por suas vidas e saúde, mais também por estarem envolvidos com a igreja do Senhor e servindo Ele nesta tarefa inacabada de alcançar o perdido onde eles estão. O Felipe e a Moara tem um ministério muito abençoado entre estudantes internacionais e o Matheus esta trabalhando com uma igreja em Londres com “outreach” e esta gostando muito. Durante nossa viagem a Tina em alguns dias não se sentiu bem e agora esta fazendo vários exames, para poder ver se tem algum problema. Por favor, estejam orando por ela.

Queremos finalizar dizendo que são suas orações, seu carinho, encorajamento e suporte que torna possível nosso ministério. Louvamos a Deus por sua vida e por seu envolvimento em nosso ministério e oramos para que Deus que é o Senhor de missões continue usando sua vida e de sua família para ser bênçãos para muitas famílias da terra.

Nosso abraço em Cristo, nossa esperança,
 

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Felipe e Moara Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!


Para Abençoar nosso Ministério:

Nos envie um e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Oferta Online através do PagSeguro, Boleto, PayPal:

http://sa.aimint.org/como-participar/contribuindo/miss_83